Puerto Madero é o bairro mais moderno de Buenos Aires. Possui grandes prédios espelhados onde funcionam inúmeras multinacionais. Posso dizer que se tornou o Vale do Silício da Argentina.
O bairro, de origem portuária, é na verdade uma ilha que está interligada ao continente por seis pontes. Possui deques enormes com diversos cafés, restaurantes e baladas. Ótimo lugar para caminhar e curtir o entardecer.
Neste mesmo bairro acontece a melhor comemoração do Réveillon de Buenos Aires. Passamos a virada do Ano de 2021 para 2022, antes de começar a Expedição até o Ushuaia.
Nossa viagem à Argentina, mais uma vez, foi de carro. Já é de nosso costume deixarmos o carro no estacionamento e sempre passear pela cidade a pé ou carro de aplicativo ou ainda de ônibus turístico, que é a opção que mais gosto. Consideramos mais cômodo e seguro desta forma.
No dia 31 nosso plano era pegar um carro de aplicativo e ir até Puerto Madero, pois não sabíamos se teria estacionamento seguro e disponível. Tentamos por algum tempo, mas não há carros disponíveis, táxis nas ruas, nada.
Se não estivéssemos de carro, não saberíamos o que fazer para chegar até Puerto Madero. Pegamos o carro por volta das 20h e fomos meio receosos. A surpresa foi que tinha estacionamento bem pertinho dos deques e da famosa Ponte das Mulheres.
O estacionamento é na rua mesmo, não tem estacionamento pago. Fiquei preocupada, mas não aconteceu nada de errado. O carro estava lá no mesmo lugar quando retornamos.
Mas como fazer se não for a Buenos Aires de carro?
Programar-se com antecedência. Você pode combinar com algum taxista nos dias anteriores da virada de ano, ou falar com o hotel que está hospedado para agendar com algum motorista de confiança.
A experiência
Assim que chegamos, nos encantamos com a atmosfera. Muitas pessoas caminhavam ao longo dos espaçosos deques de forma calma e tranquila. Muitos jovens, adultos e famílias com crianças de todas as idades e classes sociais.
É um ambiente bem democrático e mesmo perto da meia noite a quantidade de pessoas não chega a ser desagradável. Pode-se locomover-se de forma tranquila em qualquer horário.
Há muitos restaurantes, alguns muito animados com música alta que se transformam em baladas, outros já são mais calmos e exclusivos. Nossa ideia era entrar num restaurante, jantar e beber até a virada.
O problema foi que não fizemos reserva e todos os restaurantes estavam lotados. Todos mesmo. Então, caso queira ficar mais de boa em um restaurante, a dica é reservar com antecedência.
A alternativa foi caminhar pelos deques, sentar em seus bancos e curtir o momento. Alguns restaurantes possuem um local específico para vender drinks e bebidas para quem está do lado de fora. E foi assim que bebemos durante a noite. Muitas pessoas levam coolers e isopores com sua própria bebida e curtem a noite desta forma.
Os fogos são bonitos, mas nada muito exagerado como costumamos ver em algumas capitais brasileiras.
Como fomos cedo, depois dos fogos resolvemos voltar para o hotel. Comemos num fast food próximo ao local onde o carro estava estacionado e finalizamos nossa noite.
Para quem procura balada, não se preocupe. Vi pelo menos 3 bares que se transformaram em baladas que pareciam bem legais.
Vou deixar o vídeo a seguir dessa noite. Não ficou muito bom, mas dá para ter uma ideia de como foi. Lá no canal tem mais vídeos sobre Buenos Aires e outros destinos da Argentina.
No dia 30 de dezembro fomos no Madero Tango, também em Puerto Madero. Assisitir a um show de tango em Buenos Aires é um programa clássico. Faça a reserva no link abaixo: