Durante minha viagem ao Uruguai todo mundo falava insistentemente pra ir até Colônia do Sacramento. Pelo meu roteiro achei que não daria tempo, mas acabou dando certo! Colônia é uma cidade simpática do Uruguai e fica aproximadamente a 150 km da capital Montevidéu. O centro histórico é bem pequeno e rápido para conhecer. Dá pra fazer tranquilamente um bate e volta da capital.
Colônia não é banhada por mar, mas sim pelo Rio da Prata e o aspecto é assim como na foto, marrom tipo "nescauzão". Mesmo com a água escura o lugar tem seu charme.
O principal programa da cidade é caminhar pelas ruas do centro histórico e apreciar suas ruas floridas!
A Rua dos Suspiros ainda possui a pavimentação original de pedras e seu nome é rodeado de lendas. Uma delas é que os escravos passavam por ela antes de serem fuzilados no Rio da Prata. Passei por lá e encontrei uma amigona!
A cidade também conta com uma infinidade de bares e restaurantes! Tem para todos os gostos, um mais charmoso que o outro!
Outra dica de Colônia do Sacramento é visitar o Farol do centro histórico. São 27 metros de altura e mais de 100 degraus! Quanto mais alto mais difícil de subir, mas a vista panorâmica vale a pena! O Rio da Prata fica incrível lá de cima! O farol auxilia as embarcações desde o século XIX!
Colônia também tem um porto que você pode fazer vários passeios de barco a vela, iate, etc. Pra quem quiser passar mais tempo na cidade esse é um programa legal!
A foto abaixo é uma das minhas preferidas do Uruguai e foi uma das últimas que tirei em Colônia do Sacramento. Saímos do centro histórico e rodamos a Rambla de carro passando por todas as "praias". É tudo muito calmo e tranquilo, pois é mais frequentado pelos locais, diferente do centro histórico.
Colônia é um destino muito procurado pelos turistas no Uruguai. As pessoas falam muito pra ir até lá! Acabei ouvindo tanto que criei muita expectativa. Claro que a cidade é uma graça, tem um centro histórico super florido, que me lembrou muito Cartagena, só que numa proporção bem menor! Sendo assim a cidade não me surpreendeu tanto. Mas isso não significa que eu não voltaria algum dia e também que você não deva conhecer! É tudo questão de ponto de vista e este foi o meu.
No mesmo dia voltei para Montevidéu para no dia seguinte retornar ao Brasil. A cidade fica bem próxima a Argentina e só não prossegui porque estava com os dias contados.
Para quem for conhecer o litoral do Uruguai e tiver mais tempo de viagem, minha dica é seguir até a Argentina e explorar pelo menos sua capital Buenos Aires!