Já em Cusco, fomos atrás de informações para chegar até Machu Picchu. Apesar de ter lido bastante sobre o passeio, em minhas pesquisas eu não havia achado nenhuma informação simples e precisa, então é isso que vou tentar fazer aqui.
A agência mais conhecida por lá se chama PERURAIL e fica nos arredores da Praça das Armas, super fácil de achar.
Primeiro você vai precisar chegar até Águas Calientes que também é chamada de Machu Picchu Pueblo, e para chegar até esse pequeno povoado você vai andar um trecho de ônibus e outro de trem.
A passagem de ônibus e trem pode ser comprada separadamente, mas achei que não seria uma boa opção, pois teria que conciliar os horários e daria mais trabalho. Sendo assim, compramos o pacote ônibus + trem ida e volta.
Existem três opções de trem: Vistadome, Expedition e Backpacker. Compramos o pacote intermediário que já achei muito bom! O trem possui teto panorâmico e dá pra ir curtindo a paisagem durante o caminho. O Vistadome é um trem luxuoso e achei que seria um gasto desnecessário. Já o Backpacker é aquele que compra a passagem separada do ônibus.
Saímos de Cusco por volta das 7:00h da manhã de ônibus até a estação de Ollantaytambo, onde pegamos o trem até Águas Calientes. Esta é a última parada antes de chegar no Templo Sagrado de Machu Picchu. Chegamos ao meio dia e passamos o restante do dia no vilarejo, onde compramos uma nova passagem de ônibus, para no outro dia cedo partir para o Vale Sagrado.
É realmente impressionante a quantidade de turistas de todo o mundo! Às seis da manhã a fila do ônibus já estava enorme bem como a fila pra entrar no Vale Sagrado.
Ao passar os portões a gente ainda precisa caminhar bastante numa subida onde muitos turistas perdem o fôlego, mas tudo vale a pena quando nos deparamos com a vista perfeita!
Como não sou uma pessoa muito sensitiva, não percebi nenhuma energia como muitas pessoas descrevem, mas estar naquele lugar e apreciar toda sua beleza e história é sensacional! Sem esquecer que é uma da 7 Maravilhas do Mundo Moderno!
Depois de passar o dia no Vale, fizemos todo caminho de volta até chegar a Cusco novamente!
Dicas:
A entrada para o parque compramos antecipadamente no site oficial do Governo do Peru.
Se você não pretende gastar muito, carregue apenas uma mochila leve com água e um lanche, pois lá tudo é extremamente caro!
Recapitulando! Como chegar até Machu Picchu:
São Paulo – Lima (Avião)
Lima – Cusco (Avião)
Cusco-Águas Calientes (Ônibus+Trem)
Águas Calientes – Vale Sagrado (Ônibus)
Espero que tenha ficado claro!
Próxima parada: Puno e Lago Titicaca!
Até o próximo post!